SEJAM BEM VINDAS, MAMÃES!

segunda-feira, 9 de junho de 2014

CRIE UM CANTINHO DE ACALMAR [*]

Se os ataques de raiva, choramingos e birras são uma ocorrência diária, então diga que todo esse comportamento ocorrerá em um lugar específico da casa, como um quarto extra, no banheiro ou na lavanderia (evite usar o quarto da criança ou o espaço de brincar para isso). Uma vez ali, ele poderá liberar os seus sentimentos e sair quando tiver se acalmado – você pode chamar esse lugar de “cantinho de acalmar” ou “cantinho tranqüilo”.
Coloque algo no espaço que possa ajudar o seu filho a se acalmar. Deixe alguns bichinhos de pelúcia, um travesseiro e um cobertor nesse local. Você pode colocar ali também um tocador de CD com música relaxante ou de dormir ou um aparelho que emita ruído branco, como sons do oceano ou chuva – tais sons são uma grande ajuda para o relaxamento. Ligue a música ou os sons quando ele for para o cantinho ou cômodo ou, melhor ainda, mostre-lhe como operar o aparelho.
Digamos que se filho está tendo ataques freqüentes de raiva. Em um momento em que vocês estiverem tranqüilos, explique como você criou um cômodo especial para aqueles momentos em que ele está chateado ou descontrolado. Explique exatamente o que são os ataques de raiva (dê uma demonstração). Diga-lhe que, quando isso ocorrer, ele precisará ir para o cantinho de se acalmar. Mostre-lhe como ligar a música ou o ruído branco. Quando um ataque de raiva começar, você poderá acompanhá-lo até lá, com um breve comentário como “Você poderá sair quando terminar”. Se ele sair dali, mas ainda estiver demonstrando o mau comportamento, apenas o leve de volta, repetindo: “Você poderá sair quando terminar” Talvez você opte por ficar com ele. Não há problema nisso.
Quando seu pequeno se acalmar e sair do cantinho, será hora de lidar com o que o perturba – se ainda for preciso fazer isso. Se o ataque de raiva aconteceu por uma questão trivial, então é melhor apenas seguir em frente e avançar para a próxima atividade.
Inicialmente, seu filho poderá passar um dia inteiro no cantinho de acalmar, mas ele aprenderá como se acalmar e controlar as suas emoções – uma importante habilidade para a vida.

[*] Pantley, Elizabeth. Soluções para disciplina sem choro: maneiras gentis para incentivar o bom comportamento sem queixas, birra e lágrimas. São Paulo: M Books, p. 126

Nenhum comentário:

Postar um comentário