Se
os ataques de raiva, choramingos e birras são uma ocorrência diária, então diga
que todo esse comportamento ocorrerá em um lugar específico da casa, como um
quarto extra, no banheiro ou na lavanderia (evite usar o quarto da criança ou o
espaço de brincar para isso). Uma vez ali, ele poderá liberar os seus
sentimentos e sair quando tiver se acalmado – você pode chamar esse lugar de
“cantinho de acalmar” ou “cantinho tranqüilo”.
Coloque
algo no espaço que possa ajudar o seu filho a se acalmar. Deixe alguns
bichinhos de pelúcia, um travesseiro e um cobertor nesse local. Você pode
colocar ali também um tocador de CD com música relaxante ou de dormir ou um
aparelho que emita ruído branco, como sons do oceano ou chuva – tais sons são
uma grande ajuda para o relaxamento. Ligue a música ou os sons quando ele for
para o cantinho ou cômodo ou, melhor ainda, mostre-lhe como operar o aparelho.
Digamos
que se filho está tendo ataques freqüentes de raiva. Em um momento em que vocês
estiverem tranqüilos, explique como você criou um cômodo especial para aqueles
momentos em que ele está chateado ou descontrolado. Explique exatamente o que
são os ataques de raiva (dê uma demonstração). Diga-lhe que, quando isso
ocorrer, ele precisará ir para o cantinho de se acalmar. Mostre-lhe como ligar
a música ou o ruído branco. Quando um ataque de raiva começar, você poderá
acompanhá-lo até lá, com um breve comentário como “Você poderá sair quando
terminar”. Se ele sair dali, mas ainda estiver demonstrando o mau
comportamento, apenas o leve de volta, repetindo: “Você poderá sair quando
terminar” Talvez você opte por ficar com ele. Não há problema nisso.
Quando
seu pequeno se acalmar e sair do cantinho, será hora de lidar com o que o
perturba – se ainda for preciso fazer isso. Se o ataque de raiva aconteceu por
uma questão trivial, então é melhor apenas seguir em frente e avançar para a
próxima atividade.
Inicialmente,
seu filho poderá passar um dia inteiro no cantinho de acalmar, mas ele
aprenderá como se acalmar e controlar as suas emoções – uma importante
habilidade para a vida.
[*] Pantley, Elizabeth.
Soluções para disciplina sem choro: maneiras gentis para incentivar o bom
comportamento sem queixas, birra e lágrimas. São Paulo: M Books, p. 126
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