SEJAM BEM VINDAS, MAMÃES!

segunda-feira, 26 de março de 2012

O passo a passo para o desfralde.


(por T. B. Brazelton e J. D. Sparrow)
“É mais fácil manter a retirada das fraldas como um processo compartilhado, entre os pais e a criança, quando um passo é dado de cada vez. Cada passo é introduzido quando a criança está interessada. Se o negativismo, que está à flor da pele aos 2 anos, emerge em qualquer ponto do caminho, volte imediatamente ao passo anterior. É possível mesmo que você tenha de voltar ao começo. Tranquilize-se. ‘Quando ela estiver pronta novamente, recomeçaremos tudo. Observarei os sinais de que ela aceita o passo e tem maturidade para o seguinte’. Dessa maneira, você pode deixar que ela o guie. Ela pode entender a ideia contida na retirada das fraldas, mas não confunda isso com maturidade para realizá-la. Assim, é menos provável que você dê com os burros n’água – com a recusa ou retenção.” (p. 51)
            Aqui seguem os cinco passos sugeridos pelo autor para o desfralde diurno:
  • Passo 1:
Leve-o para comprar o próprio penico. A criança precisará de um penico que fique estável no chão – que seja seu, que ela possa puxar pela casa, para colocar sua boneca ou bichinho de pelúcia preferidos sentados quando começar a entender o que os adultos querem que ela faça ali. Converse com ela sobre isso: “Este é seu. Esse é meu e do papai/ da mamãe. Mas você tem o seu e algum dia o usará como nós.”
  • Passo 2:
Se a criança mostrar interesse no seu novo penico deixe-a sentar nele de fraldas ou vestida, enquanto você senta no vaso sanitário. Um assento gelado de penico é um passo muito grande. Só a sente lá quando ela estiver interessada. Leia uma história, invente uma ou cante para ela. Quando ela quiser sair, deixe-a. Você está apenas introduzindo a rotina (faça isso uma vez por dia). É cedo demais para colocá-la no penico sem roupas. Não tente “capturá-la” quando achar que ela vai urinar ou defecar.
  • Passo 3:
Quando ela tiver se acostumado à rotina de se sentar no penico e ficar conversando quando você está no vaso sanitário, comece a leva-la ao banheiro e esvaziar as fraldas cheias dentro de penico, para fazer a conexão entre o penico e os atos de urinar e defecar. Só faça isso se a criança não apresentar resistência em desfazer-se dos seus produtos (fezes e urina) ou “sujar” o seu penico.
  • Passo 4:
Este é um grande passo. Ofereça-se para tirar as fraldas e ficar com o bumbum de fora, ou ficar de cuecas. Coloque o penico do quarto dela. Pergunte se ela gostaria que você a ajudasse a ir ao penico. Surpreendentemente, ela pode ter captado a ideia e estar pronta para usá-lo! Se ela estiver, não perca a oportunidade de ajudá-la! Parabenize a criança depois que ela usar o penico. Mas não fique muito eufórico. Isso pode assoberbá-la e interferir na chance da criança ficar orgulhosa de si mesma.
  • Passo 5:
Se ela estiver realmente envolvida em seu próprio sucesso, em vez de estar tentando impressionar você a cada dia, ofereça-lhe calças que ela possa baixar e levantar sozinha. Então, ela estará no caminho!
FONTE:
Extraído, resumido e adaptado por Taicy Ávila do livro: BRAZELTON, T. B; SPARROW, J. D. Tirando as fraldas: o método Brazelton. Porto Alegre: Artemed. 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário