SEJAM BEM VINDAS, MAMÃES!

quinta-feira, 29 de março de 2012

MAIS DICAS PARA AJUDAR NO DESFRALDE


Aqui segue uma pequena lista de dicas, técnicas e materiais que podem ajudar no desfralde:
1.    Faça um cartaz para a criança colar adesivos: faça um cartaz ilustrado com fotos de crianças usando o penico (se você usar fotos do seu filho usando penico, será ainda melhor) e coloque num local de fácil acesso para a criança. A cada vez que ela usar o penico com sucesso (fazendo xixi ou cocô) dê-lhe um adesivo para que ela cole no cartaz. Podem ser adesivos de estrelinhas, de “smile” ou do personagem de TV favorito do seu filho. Brinque de contar os adesivos junto com ele, para ver quantos ela já tem. Isso funciona como reforço positivo para que a criança perceba o próprio progresso!

2.    Faça uma tabela para VOCÊ: faça uma grade com os dias da semana e anote nela os progressos e dificuldades do pequeno. Use uma grade por semana e guarde-as durante todo o processo de desfralde. Anote, por exemplo: Quantas vezes a criança fez xixi/cocô no penico? Quantas vezes houve escapes, e ela se molhou/sujou? Ela está prendendo o xixi/cocô? Ela se recusa a usar o penico? Ela pede para usar o penico? Ela já consegue permanecer seca e sem fralda por quanto tempo? Esse é um excelente recurso por dois motivos: Em primeiro lugar, ela ajuda a baixar a nossa ansiedade! Naqueles dias em que você achar que o desfralde do seu filho “nunca” dará certo, poderá se surpreender ao consultar as tabelas, e perceber o quanto ele evoluiu: está ficando mais tempo seco ou fez xixi mais vezes no penico, por exemplo. E também te auxilia a identificas as dificuldades mais frequentes de forma objetiva, para que você saiba o deve abordar primeiro.
3.    Fraldas do tipo “pull up”: já existem no mercado fraldas com esse nome, que se assemelham a uma cueca/calcinha. Elas têm elástico na cintura, e por isso podem ser vestidas e abaixadas facilmente por várias vezes, para que a criança sente-se no penico, como uma cueca/calcinha. Elas também têm desenhos q “desaparecem” quando a criança urina, indicando que ela está molhada. Essas fraldas são especialmente úteis para aquelas pessoas que ficam muito ansiosas ou irritadas quando ocorrem escapes e a criança se molha/suja. Mas têm duas desvantagens: preço elevado (pois são importadas). E a criança pode não perceber quando está urinando, por não se molhar, o que pode dificultar o desenvolvimento da habilidade da criança de perceber os sinais do seu corpo. Por isso, deve ser um recurso usado com parcimônia.
4.    Historinhas infantis sobre o desfralde: compre livrinhos que abordem o assunto do ponto de vista infantil. Você poderá lê-los para a criança antes mesmo de efetivamente começar o desfralde, de forma a começar a abordar o tema de maneira lúdica e sem pressão sobre ela. Quando você começar mesmo a pedir que a criança sente-se no penico, escolha um local do banheiro próximo ao troninho, e ao alcance da criança, para que ela os folheie e se distraia enquanto ela estiver sentada ali.

Segue abaixo uma listagem de alguns livros e DVDs infantis que podem ajudar a tornar o desfralde um momento mais lúdico e prazeroso para a criança:
  • DVD “O Urso da Casa Azul: Crescendo e Aprendendo”: tem um episódio sobre desfralde chamado “Quando você tem que ir”.
  • Livro “Hora do Penico”, editora Salamandra: Tem uma versão em azul “para meninos” e outra rosa “para meninas”. Ricamente ilustrado com fotos de crianças usando o penico/vaso sanitário, vestindo calcinhas ou cuecas, limpando-se e lavando as mãos depois de usar o banheiro.
  • Livro “O que tem dentro da sua fralda?”, de Guido Van Genechten, editora Brinque Book: livro de abas, onde a criança pode abrir as fraldas dos vários personagens e descobrir o que há dentro delas. A fralda do último personagem está vazia, pois ele já sabe usar o penico!
  • Livro “Cocô no trono”, de Bernît Charlot, editora Companhia das Letrinhas: livro sonoro, mostrando vários personagens usando o penico, e com uma das ilustrações onde a criança aperta um botão para dar a descarga e ouvir o seu som.
  • Livro “Da pequena toupeira que queria saber que tinha feito cocô na cabeça dela”, de Werner Holzwarth, editora Companhia das Letrinhas: História muito bem humorada, no estilo “lenga-lenga”, que é muito apreciado por crianças pequenas.

Um comentário:

  1. Adorei as dicas! Fui ver quem era a autora do blog e descubro que é a Taicy que conheço da PR e que me ajudou muito a relaxar com a adaptação da minha filha na escolinha. Depois vou ver as outras coisas do blog que parece ser muito bacana. Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir