SEJAM BEM VINDAS, MAMÃES!

sexta-feira, 23 de março de 2012

BRINCAR COM BONECO PODE AJUDAR AS CRIANÇAS NO DESFRALDE


A brincadeira de faz de conta é o meio natural pelo qual as crianças experimentam novos papéis no seu desenvolvimento: nela as crianças imitam os modelos de comportamentos que veem, testam novas habilidades e podem expressar seus medos e insegurança. Porém, elas podem fazer isso tudo em meio a um ambiente lúdico e confortável.
Usar um boneco ou um bichinho numa brincadeira de faz de conta envolvendo o desfralde pode dar à criança uma oportunidade de mostrar sinais de interesse, prontidão e habilidade para o processo de desfralde. Também durante a brincadeira a criança pode treinar as suas habilidades, pensamentos e linguagem em relação ao processo de desfralde, sem que a atenção e a pressão sejam colocadas sobre ela.
Seguem aqui algumas dicas para que essa brincadeira possa ajudar o seu filho(a) no processo de desfralde:
·        Escolhendo o boneco: Escolha um boneco de pelúcia, pano ou outro material com o qual seu filho(a) goste de brincar, que se assemelhe a um bebê e do qual você possa tirar e colocar fraldas. Já existem no mercado bonecas que até fazem xixi, no entanto, você não precisa comprar nenhum boneco caro para este fim. Se o boneco preferido do seu filho(a) não tem fraldas, você pode colocar uma das fraldas descartáveis do seu filho nele, ou improvisar algumas fraldas de brinquedo com retalhos de tecido ou TNT. (Nota da blogueira: Aqui em casa nós escolhemos usar o boneco “Astolfinho”, da Turma do Cocoricó, que meu filho já tinha, pois esse é o seu programa favorito de TV).
·        Escolhendo o boneco e começando a brincadeira: proponha ao seu filho(a) brincar de trocar as fraldas do boneco. “Eu acho que o/a (nome do bichinho) está com a fralda molhada! Vamos trocá-la?” Se o seu filho(a) se interessar por essa brincadeira, deixe-o brincar de trocar as fraldas do boneco algumas vezes, e ajude-o se ele pedir. Depois que já tiver introduzido o conceito de trocar fraldas, você poderá apresentar a ideia do bichinho usar o penico. “O/a (nome do boneco) não gosta nada de ficar molhado! Você não acha que ele já pode usar o peniquinho para fazer xixi e cocô, agora que já está crescido(a)?” Então brinque com a criança de levar o boneco para usar o penico. Você também poderá propor que o boneco use calcinhas ou cuecas infantis, iguais às do seu filho(a).
·        Escolhendo o “troninho”: Você também pode aproveitar a brincadeira para envolver o seu filho na compra e escolha do modelo de troninho que ele irá usar. Leve o seu filho com o boneco até a loja, encoraje-o a deixar o boneco sentar no troninho para experimentá-lo, e depois estimule seu filho a fazer o mesmo. Vale lembrar que para a criança que está começando o processo de desfralde a cadeirinha ou troninho pode ser mais confortável e segura do que o assento redutor no vaso sanitário. Ele também apresenta outras vantagens, tais como: permitir que seja transportado para outros cômodos da casa, caso seja preciso; permitir que o adulto sente-se no vaso sanitário enquanto a criança estiver no troninho, fornecendo-lhe um modelo a ser imitado; a criança pode alcança-lo sozinha, sem necessitar da ajuda de um adultos ou do apoio de um banco para alcançar o vaso sanitário de tamanho normal.
·        “Treine” o boneco: ao propor essa brincadeira ao seu filho(a), repita nela todos os passos que a criança precisará fazer quando ela mesma for usar o banheiro. Depois de alimentar ou dar de beber ao boneco diga que ele está com vontade de usar o banheiro. Leve-o com a criança, tire a sua fralda/cueca/calcinha. Sente-o no penico. Converse com ele para que faça xixi/cocô. Depois que o boneco fizer xixi elogie, bata palmas, diga que ele já está crescido e você está orgulhoso dele. Então limpe-o, despeje o xixi no vaso sanitário, diga tchau a ele e dê a descarga. Por fim, lave as mãos do boneco. Tudo isso no faz de contas, porém usando os mesmo materiais e locais que você usará no desfralde da criança de verdade!
·        Mantenha o diálogo durante o processo: se durante o processo de desfralde seu filho mostrar resistências, medos ou recaídas, encare de modo natural, e use o diálogo e a brincadeira com o boneco para também conversar sobre o assunto. Se o xixi vazou durante a noite, se a criança não conseguiu chegar a tempo no peniquinho e molhou-se, se a criança não conseguiu segurar o xixi na escola... o boneco dela também poderá experimentar essas mesmas dificuldades na brincadeira de faz de conta!
FONTE:
Extraído, resumido e adaptado por Taicy Ávila do livro: WARNER, Penny; KELLY, Paula. Tirando a fralda sem choro e sem trauma. São Paulo: Gound. 2008




Nenhum comentário:

Postar um comentário