SEJAM BEM VINDAS, MAMÃES!

terça-feira, 16 de março de 2010

SHANTALA PASSO-A-PASSO

            Algumas orientações básicas para fazer a Shantala:
·         Comece sempre as seqüências pelo lado esquerdo do corpo do bebê, e depois repita-as do lado direito.
·         Repita cada seqüência, em cada lado do corpo por 3 vezes. À medida que você e o bebê foram se adaptando à Shantala, vá progressivamente aumentando o número de seqüências, até o máximo de 10 vezes.

PEITO
            Comece sentada no chão, com as pernas estendidas. Deite o bebê sob as suas pernas, de barriga para cima, com a cabeça próxima ao seu joelho e os pezinhos próximos ao seu abdômen.
  1. Coloque suas mãos no centro do peito do bebê, com os dedos juntos e o polegar aberto, fazendo um triângulo. Deslize-as suavemente até alcançar as axilas.
  2. Coloque as mãos acima do umbigo, com os dedos juntos e o polegar aberto, fazendo um triângulo. Deslize-as suavemente até alcançar os ombros.
  3. Coloque uma das mãos espalmadas e com os dedos unidos abaixo do umbigo, próximo à perninha. Deslize-a até o ombro do lado oposto. Alterne as mãos direita e esquerda, de modo que faça um movimento em “X”, sempre de baixo para cima.

BRAÇOS E MÃOS
            Com o bebê sob as suas pernas, de barriga para cima. Aproxime o bebê do seu tronco e levantando as perninhas dele sob o seu abdômen.
Use um pouco de óleo para bebês, espalhando-o e friccionando-o na palma das suas mãos.
  1. “Bracelete”: faça um “C” com a mão segurando o pulso da criança. Deslize-a outra mão do ombro até o pulso, alternando sempre uma mão em cima segurando o pulso, e a outra vindo deslizando debaixo, num movimento de sobe e desce.
  2. “Rosca”: Coloque as duas mãos em “C”, uma embaixo da outra, segurando o bracinho do bebê. Vá deslizando-as fazendo um suave movimento de “torção” começando do ombro e indo até o pulso. Quando chegar no pulso, alterne a mão de cima e a de baixo.
  3. Com uma de suas mãos segure e apóie a mãozinha do bebê. Abra a palma da mão do bebê e deslize seu polegar sobre ela, debaixo para cima.
  4. Com uma de suas mãos segure e apóie a mãozinha do bebê. Abra a palma da mão do bebê e deslize a sua mão, espalmada e com os dedos unidos, sobre a palma da mão do bebê.
  5. Tracione levemente os dedinhos do bebê, usando os seus dedos polegar e opositor. Faça isso em todos os dedinhos, começando pelo polegar.

BARRIGA
            Com o bebê sob as suas pernas, de barriga para cima, com a cabeça próxima ao seu joelho e os pezinhos próximos ao seu abdômen. As massagens na barriga são particularmente benéficas para bebês com cólicas ou com prisão de ventre.
            Use um pouco de óleo para bebês, espalhando-o e friccionando-o na palma das suas mãos e no seu antebraço.
  1. Com a sua mão em concha, deslize-a da altura abaixo das costelas até o pé da barriga do bebê, alternando uma mão e outra.
  2. Aproxime o bebê do seu tronco, e com uma das suas mãos junte os pés dele, segurando pelo calcanhar, e deixando as perninhas dele para cima, encostadas na sua barriga. Use o seu antebraço e massageia a barriguinha do bebê, da altura abaixo das costelas até o pé da barriga do bebê. Depois faça esse mesmo movimento com a palma da mão.

PERNAS E PÉS
            Com o bebê sob as suas pernas, de barriga para cima, com a cabeça próxima ao seu joelho e os pezinhos próximos ao seu abdômen.
Use um pouco de óleo para bebês, espalhando-o e friccionando-o na palma das suas mãos.
  1. Bracelete”: faça um “C” com a mão segurando o calcanhar da criança. Deslize-a outra mão da virilha até o calcanhar, alternando sempre uma mão em cima segurando o calcanhar, e a outra vindo deslizando debaixo, num movimento de sobe e desce.
  2. “Rosca”: Coloque as duas mãos em “C”, uma embaixo da outra, segurando a perninha do bebê. Vá deslizando-as fazendo um suave movimento de “torção” começando da virilha e indo até o calcanhar. Quando chegar ao calcanhar, alterne a mão de cima e a de baixo.
  3. Com uma de suas mãos segure e apóie o pezinho do bebê. Deslize seu polegar sobre a planta do pé, debaixo para cima.
  4. Com uma de suas mãos segure e apóie o pezinho do bebê. Deslize a sua mão, espalmada e com os dedos unidos, sobre a planta do pé do bebê.
  5. Tracione levemente os dedinhos do bebê, usando os seus dedos polegar e opositor. Faça isso em todos os dedinhos, começando pelo dedão do pé.

COSTAS
            Com o bebê de bruços, atravessado sob as suas pernas, e com a cabecinha para o lado esquerdo.
Use um pouco de óleo para bebês, espalhando-o e friccionando-o na palma das suas mãos.
  1. Coloque as mãos na altura da nuca e vá deslizando-as juntas (porém uma fazendo o movimento com o sentido para cima, a outra no sentido para baixo) até o bumbum. Retorne à nuca e recomece o movimento, num vai e vem.
  2. Coloque sua mão direita sobre o bumbum do bebê e vá deslizando a sua mão esquerda da altura da nuca até o bumbum.
  3. Com uma das suas mãos segure os tornozelos do bebê e repita o movimento número 2, só que agora deslizando da nuca até o calcanhar.

ROSTO
            Com o bebê sob as suas pernas, de barriga para cima, com a cabeça próxima ao seu joelho e os pezinhos próximos ao seu abdômen.
            O rosto é a única parte do corpo onde não se aplica óleo nas mãos antes de iniciar a massagem.
  1. Coloque seus dedos polegares no centro da testa do bebê, e contorne os olhos fazendo um movimento circular, passando pela bochecha e indo até o quaixo.
  2. Coloque seus polegares nos cantos do nariz do bebê, e deslize-os. Primeiro subindo até o centro da testa, depois descendo até os cantos da boca.
  3. Deslize seus polegares do alto da testa até o queixo do bebê, como swe você fechasse os olhinhos dele.

EXERCÍCIOS
            Com o bebê sob as suas pernas, de barriga para cima, com a cabeça próxima ao seu joelho e os pezinhos próximos ao seu abdômen.
Use um pouco de óleo para bebês, espalhando-o e friccionando-o na palma das suas mãos.
  1. Segure as mãozinhas do bebê e cruze os bracinhos sobre o peito, fazendo um movimento de abraço em “X”.
  2. Coloque o pé direito no ombro esquerdo do bebê, e a mão direita na nádega esquerda, fazendo um “X”, alternando um lado e outro no movimento.
  3. Cruze as pernas do bebê, colocando o pé do bebê sobre o joelho oposto, e depois coloque o joelho sobre o pé, alternando os dois movimentos.

FONTE:
Elaborado e adaptado por Taicy Ávila a partir do vídeo:
Guimarães, C. B. Massagem para bebês: Shantala e Baby Yoga. (DVD). Azul Music.


(Cauã na hora da Shantala, após o banho e antes de dormir.)

Um comentário:

  1. Amei a aula de Shantala... não deixarei de fazer!!!!
    http://profissaoesposamaeedonadecasa.blogspot.com/

    ResponderExcluir